class="fb-like" data-share="true" data-width="450" data-show-faces="true">

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

ANIMAIS EXTINTOS (alguns)

Ao longo dos anos, espécies raras vão desaparecendo do planeta por conta da ação menos cuidada do homem. Se alguns animais se extinguem por diferentes motivos, a verdade é que muitos outros desaparecem da superfície da Terra devido à caça praticada pelos humanos.




Alterações de clima, desastres naturais, doenças desconhecidas ou, também muito frequente, ataques de predadores, são algumas das ameaças naturais que os animais sofrem e que podem levar à extinção. Mas nenhuma das ameaças exteriores está provada como mais destrutiva que a ação humana, nomeadamente a caça.


Tigre da Tasmânia

As suas costas listradas valeram-lhe a alcunha de tigre ou lobo da Tasmânia. Habitava a Austrália e a Nova Guiné e acabou sendo extinto, em 1936, por causa da caça. Era o maior marsupial carnívoro dos tempos modernos.




Mamute


mamute é um animal que viveu há pelo menos 12 mil anos, sendo então eliminado no final da última Era Glacial. O que se sabe hoje sobre ele é baseado em achados arqueológicos e estudos de vestígios deste ancestral do elefante, encontrados em camadas geológicas referentes ao período em que habitaram o Planeta, o Paleolítico, popularmente conhecido como a Idade da Pedra Lascada. Maaas... veja o vídeo:




Dodô



Com um nome divertido, o dodô era um pássaro nativo da ilha Maurício. Apesar de não voar, ele tem uma relação direta com os pombos. Fósseis revelaram que a ave tinha cerca de um metro de altura e tudo indica que se alimentava de frutas e se abrigava no solo.

Os primeiros registros do dodô foram feitos por marinheiros holandeses em 1598. A partir desse período, a caça por humanos e seus animais domesticados e a invasão de outras espécies colaboraram para a extinção do animal. A espécie é considerada extinta desde a segunda metade do século 17.

Curiosamente, os únicos registros da aparência do animal em vida chegaram até nós a partir de ilustrações, pinturas e relatos feitos no século 17. E, como essas representações variam bastante, não temos como saber ao certo qual era a verdadeira aparência dos dodôs

Rinoceronte Negro do Oeste Africano



É o animal mais recentemente extinto desta lista. Em 2011, esta subespécie do rinoceronte desapareceu do centro-oeste africano. Consegue adivinhar o motivo? A caça de predadores.


Moa


As moas são um grupo extinto de aves não voadoras pertencentes à família Dinornithidae. O grupo era endémico da Nova Zelândia e os seus representantes eram os herbívoros dominantes do seu ecossistema.



------------
Esses são só alguns animais que achei interessante por aqui, em breve trarei mais alguns.

fontes:
http://www.infoescola.com/mamiferos/mamute/
http://www.hypeness.com.br/2013/08/veja-fotos-de-15-animais-extintos-nos-ultimos-250-anos/#
http://www.megacurioso.com.br/animais/44406-conheca-7-dos-mais-incriveis-animais-ja-extintos.htm
http://criptoss.blogspot.com.br/2008/02/moaessa-ave-ainda-existe.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário