class="fb-like" data-share="true" data-width="450" data-show-faces="true">

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

CICADA 3301

Cicada 3301 é um nome dado a uma organização misteriosa que ninguém foi capaz de identificar até agora. Quais são suas origens e seus objetivos? Muitas teorias são especuladas a respeito de quem de fato está por trás desses desafios, há quem acredite que seriam organizações criminosas, alguma Start-up, Bancos, CIA, NSA ou empresas como a Microsoft.



A cicada 3301 é responsável por todos os anos, pelo menos nos último 3 anos, por enigmas complexos de raciocínio são que dispostos em diferentes partes do mundo, como Havaí, Polônia, Espanha, Austrália e Coreia do Sul.
Os enigmas são normalmente desenhos compostos por elementos como criptografia, matemática, literatura, filosofia e segurança de dados. A princípio o objetivo da Cicada 3301 é encontrar indivíduos inteligentes para fins não especificados. Seja quem estiver por de trás desses puzzles, as charadas são provavelmente algum mecanismo de recrutamento internacional – pelo menos é que o muitos querem acreditar.


Os caçadores enfrentaram desafios mentais e físicos, com literatura cyberpunk, runas anglo-saxônicas, os trabalhos de Aleister Crowley e a descodificação de códigos QR espalhados em postes,


A cerca de 2 anos, mais precisamente no dia 5 de Janeiro de 2012, no fórum /b/ do 4chan, foi veiculada a imagem abaixo, dando assim início a toda essa misteriosa brincadeira.


“Olá. Estamos procurando indivíduos altamente inteligentes. Para encontrá-los, nós criamos um teste.


Há uma mensagem oculta dentro desta imagem.


Encontre-a, e ela colocará você no caminho para nos encontrar. Estamos ansiosos para conhecer os poucos que conseguirão chegar ao final.


Boa sorte.


3301″



Isso acabou deixando muitos usuários do fórum um tanto curiosos, o que levou essas pessoas a investigarem a imagem postada no fórum. Abrindo a imagem originar em um bloco de notas, ou em algum editor Hexadecimal, pode ver ao final do arquivo uma mensagem: "TIBERIVS CLAVDIVS CAESAR says “lxxt>33m2mqkyv2gsq3q=w]O2ntk".


Quem possui conhecimentos em criptografia lembrou-se que um dos métodos mais clássicos, no sentido de antigo mesmo, de codificar mensagens era a Cifra de César, assim chamada porque Júlio César a usava para passar informações confidenciais. Consiste em substituir cada letra (ou, nesse caso, caractere) pela que estivesse um determinado número de posições à frente no alfabeto. Por exemplo, se o número em questão for 3, a letra A é substituída por D, B por E, etc., como exemplo para esse método a palavra “inutilidade” vira “lqxwlolgdgh”.


As pessoas que conseguiram resolver essa charada, aplicando a cifra de César com deslocamento de 4 posições (usando o conjunto estendido de caracteres ao invés do simples alfabeto) e chegou à seguinte imagem:




Ou seja, a imagem do pato seria uma zombaria para com as pessoas que pensaram que resolveriam a charada usando um método tão conhecido e difundido.


Isso levou os curiosos usuários a analisar a imagem através da técnica da esteganografia, que consiste em esconder mensagens secretas dentro de uma imagem através de mudanças imperceptíveis a olho nu. Descobriram assim um link no Reddit, com postagens embaralhadas e uma sequência de pontos e linhas, além de um “código de livro”, do tipo 1:20, 2:3, 3:5 etc., aplicado a algum texto pré-estabelecido e retira (nesse caso) a 20ª letra da 1ª linha, a 3ª letra da 2ª linha, a 5ª letra da 3ª linha e assim por diante. Após mais uma rodada de especulação e esteganografia em imagens encontradas no Reddit, descobriram que os símbolos estranhos, que eram numerais maias, decodificavam as linhas embaralhadas, chegando a um texto sobre o Rei Artur, em linguagem antiquada. Aplicando a “cifra de livro” a esse material, foi revelada uma mensagem dizendo para ligar em um determinado número de telefone, o qual atendia com uma mensagem gravada dizendo:


"Muito bem. Você se saiu bem. Há três números primos associados com a imagem original final.jpg. (nota: a primeira imagem, postada lááá em cima) 3301 é um deles. Você precisa achar os outros dois. Multiplique todos os três números juntos e adicione um ".com" para achar o próximo passo. Boa sorte. Adeus."


Então, percebendo que a largura e altura da imagem (509 e 503, respectivamente) são números primos, multiplicaram os dois junto com 3301 e chegaram a 845145127. No endereço indicado, encontraram a imagem de uma cigarra, ou Cicada em inglês, bem como um cronômetro em contagem regressiva. Aplicando esteganografia na cigarra, havia só uma mensagem dizendo que “a paciência é uma virtude” (aliás, frase muito repetida pela Cicada 3301). Ao chegar o momento indicado pelo cronômetro, apareceram uma série de coordenadas, conforme visto nesse backup da página. E é aqui que a coisa começa a ficar assustadora.

As coordenadas levavam a 14 lugares completamente malucos, espalhados pelo globo: Varsóvia, Paris, Seattle, Seul, Arizona, Califórnia, Nova Orleans, Miami, Havaí e Sydney, entre outros. Nos locais indicados, foram achados papéis pregados em postes:


Até então, muita gente especulava que “3301″ poderia ser simplesmente algum nerd sem mais o que fazer, apesar de bastante dedicado e talentoso, só zoando com a galera. Mas, ao colocar imagens ao mesmo tempo em 14 localidades tão distantes como Polônia, Austrália e Havaí, isso só poderia ser algum tipo de organização poderosa, ou pelo menos algum grupo com diversos membros e certa dose de recursos. Fosse o que fosse, a Cicada 3301 não estava de brincadeira.


Enfim, juntando as informações de TODOS os 14 lugares (o que necessitou de colaboração de gente do mundo todo), chegaram eventualmente em 2 mensagens, cada uma com um código de livro e uma referência obscura dando dica de a qual livro se referiam, bem como um aviso: “Você já compartilhou demais até aqui. Nós queremos os melhores, não os seguidores. Portanto, os poucos primeiros que chegarem receberão o prêmio.”


Os livros em questão eram o Mabinogion, um manuscrito celta da Idade Média, e Agrippa, um poema de William Gibson (autor de Neuromancer e criador do movimento cyberpunk), que foi distribuído em um disquete feito para ser inutilizado após ser lido uma única vez. Para encurtar a história, os códigos desses livros foram resolvidos, e levaram a um endereço da Darknet.


Originalmente, os dois conceitos, Deep Web e Darknet, eram sinônimos, mas o nome “Darknet” passou a designar mais os sites mantidos em segredo de propósito, por conter materiais ilegais ou pelo menos extremamente reprováveis. Ela geralmente é acessada pelo Tor, um navegador cujo nome vem do fato que ele trabalha com várias camadas de redirecionamento (além de criptografia pesada), para despistar qualquer um que tente rastrear o tráfego na Darknet. Os endereços do Tor são sempre no formato de uma sequência aparentemente aleatória de caracteres seguida da extensão .onion, de forma que é impossível acessar um site sem ter recebido de antemão o endereço dele (você não pode buscar, nem chutar o nome de um site, por exemplo).


Pois bem, o endereço conseguido aplicando-se um código a um livro de 1992 que sumia assim que era lido levava justamente a uma sequência de caracteres com .onion no final. O próximo passo era óbvio: jogar isso no Tor e ver onde que ia parar. Entretanto, aqui é onde terminam as certezas em nossa história. Como dito nas últimas mensagens do 3301, eles estavam procurando apenas os melhores. Portanto, após um determinado número de acessos, o site da Darknet simplesmente saiu do ar e nunca mais voltou. Algumas pessoas que dizem ter chegado a tempo (afinal, não há como checar) afirmam ter recebido um e-mail solicitando que desenvolvessem um programa de criptografia com determinadas características, provavelmente como um teste final; o que aconteceu após isso é um completo mistério, pois os poucos que passaram disso (se é que houve) nunca mais deram notícias.


Logo em seguida (no final de janeiro de 2012), foi postada no Reddit uma mensagem final (imagem abaixo) do Cicada 3301, avisando que haviam encontrado as pessoas que procuravam, e dizendo que haveriam oportunidades futuras.


Os meses foram passando, e no dia 5 de janeiro de 2013, exatamente um ano após a fatídica convocação, surgiu outra bem parecida, também no 4chan. Os nerds entraram em polvorosa: a Cicada estava de volta.


Desafios diferentes se seguiram ano apos ano desde então.


Houve alguns supostos vazamentos (muito questionados quanto à sua veracidade; afinal, na internet qualquer um pode afirmar qualquer coisa) que podem esclarecer bastante se forem verdadeiros. Um deles, o e-mail supostamente recebido por quem completou o desafio de 2012, afirma que 3301 é um think tank voltado à promoção da liberdade de informação e privacidade do indivíduo. Uma mulher misteriosa, conhecida apenas pelo nick Wind, afirma ser ex-membro da organização por trás do 3301, e diz ter sido recrutada por seu conhecimento em psicologia (pois não entende muito de computadores), e que o grupo atua em diversas áreas diferentes, sendo o 3301 simplesmente a “divisão” de criptografia ou algo assim.


Por fim, um texto anônimo de um suposto dissidente da organização diz que ela se assemelha a uma religião “da mão esquerda” (ou seja, satanista), que é uma sociedade secreta fundada por pessoas influentes que “estavam insatisfeitas com a direção do mundo”, que trabalha em estrutura de células com alta compartimentação (divisão de informações para evitar vazamentos), atuando nas mais diversas áreas, e que é pautada por diversas filosofias como a ideia de “cérebro global”, liberdade absoluta do indivíduo e da informação, a não existência de uma moralidade absoluta ou mesmo uma única realidade indiscutível, entre outras. Novamente, há grande chance de que seja somente um troll, mas se for verdade, certamente parece coerente com os materiais que o 3301 tem apresentado até agora.


Preguiça de ler? Veja o Vídeo:
fonte:http://noitesinistra.blogspot.com.br/2014/03/cicada-3301-outro-misterio-da-deep-web.html#.VOdjFPnF_a4



Nenhum comentário:

Postar um comentário