class="fb-like" data-share="true" data-width="450" data-show-faces="true">

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

SEXTA-FEIRA 13 (a origem do mito)

Hoje é sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015. O dia, comemorado por muitos por anteceder o carnaval, também é temido por aqueles que acreditam em superstições.



E a má fama da data vem de longe. Como o ano tem 12 meses, o zodíaco 12 signos e Jesus tinha 12 apóstolos, o número 13 é considerado irregular, incompleto e de azar. Além disso, na última ceia de Jesus, estavam presentes 13 pessoas, e a última carta do Tarô, a número 13, representa "a morte". Também reza uma antiga lenda escandinava que, após a conversão dos nórdicos ao cristianismo, Frigga, a deusa do amor e da beleza, teria sido transformada em bruxa e, para se vingar, reunia-se todas as sextas-feiras com 11 bruxas e um demônio, somando 13 'seres do mal'. Eles lançavam feitiços sobre os cristãos.




Outra lenda da mitologia nórdica também conta que foi dada uma festa para 12 deuses e que Loki, considerado espírito do mal, não foi convidado. Ele então compareceu para provocar briga entre os presentes e, durante a confusão, o deus Balder morreu.

Deixemos um pouco de lado essas crenças repassadas de geração a geração, para fazer uma análise sobre fatos históricos ocorridos em "sextas-feiras" 13.


Em 13 de outubro de 1307, a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV da França. A ordem era formada por um grupo de cavaleiros e sacerdotes que protegiam cristãos durante peregrinações. Sob determinação do rei, os Templários foram torturados e aprisionados em masmorras para confessar heresia.

Já no Brasil, o período mais sombrio da ditadura militar, vigente de 1964 a 1985, foi decretado em 13 de dezembro de 1968. Chamado de Ato Institucional 5 (AI-5) , decreto suspendeu direitos constitucionais, apertou a censura e deu plenos poderes ao presidente da República. Na Alemanha, o Muro de Berlim, que dividiu o país, teve construção iniciada em 13 de agosto de 1961, sexta-feira. Nos Estados Unidos, a data é bastante temida. O acidente com a espaçonave Apollo 13, lançada em 1970, foi creditado por muitos ao número da missão.


Assista o vídeo falando sobre a sexta-feira 13:




fontes: http://sites.uai.com.br/app/noticia/saudeplena/noticias/2015/02/13/noticia_saudeplena,152247/hoje-e-sexta-feira-13-entenda-porque-a-data-e-considerada-dia-de-azar.shtml



Nenhum comentário:

Postar um comentário